ORIENTAÇÕES  PRÁTICAS para meditação  –  passo a passo:

1. Adote uma posição confortável. Sente-se ereto,  se puder, e deixe seu corpo se acomodar na superfície. Mantenha os olhos fechados ou semicerrados, relaxados, e solte a testa.

 

2. Aos poucos, achegue-se ao seu próprio corpo, sentindo o seu peso e as sensações na pele. Perceba que você está “aqui e agora, neste local, neste momento”. Conecte-se com a consciência de como está se sentindo, com uma atitude de suave curiosidade.

 

3. Aos poucos, torne-se consciente do seu abdômen. Calmamente, deixe as sensações da respiração nessa região aparecem aos poucos, preenchendo sua atenção. Em vez de se perguntar: “como a respiração deveria ser?”, esteja aberto a ela, seja qual for sua qualidade. Preste especial atenção à expansão e ao encolhimento do abdômen. Perceba que os movimentos estão continuamente mudando e concentre sua atenção dentro desse fluxo de sensações.

 

4. Deixe apenas a respiração fluir, num ritmo natural e foque a consciência nas sensações do corpo, conforme ele interage com o fluxo da respiração. Lembre-se: a respiração não é uma ideia, é uma experiência física que acontece em todo o corpo.

 

5. Experimente “ancorar” a consciência da respiração na região do abdômen.

 

6. Cada vez que sua mente divagar, traga-a de volta à respiração e ao corpo, com cuidado. Sua atenção pode ser arrastada varias vezes por pensamentos e outras sensações no corpo, mas é normal. Não importa quantas vezes for necessário voltar à respiração no abdômen. Simplesmente vivencie tudo isso e, de modo suave, retorne sua atenção, às sensações da respiração com paciência, sem se castigar. Permaneça nesse processo por entre cinco e dez minutos, renovando sua atenção na respiração cada vez que se perder em pensamentos e outras sensações.

 

7. Dê tempo a si mesmo para absorver os efeitos da prática. Um minuto é suficiente. Não se apresse para dar inicio à sua próxima atividade e leve os frutos da sua meditação para o mundo, para sua vida cotidiana.

 

Meditação gentilmente cedida por Stephen Little.

REFERÊNCIAS

Silveira, Luis Carlos

A ciência da cura: os segredos da filosofia do Kurotel para ajudar você a viver melhor / Luis Carlos Silveira – São Paulo: Editora Gente, 2015.

  • White YouTube Icon
  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon
(54) 99114 5508

Todos os direitos autorais estão reservados à ONG Mente Viva e seus autores.