O Giri na sala de aula.

Paulo Moura

 

Um sentimento delicioso de cumprimento do dever.

Seja este o “dever de casa”, o “ dever de classe”, ou quaisquer tipo de obrigação a qual devamos efetuar.

O Giri é assim : um compromisso honroso, de plena participação do indivíduo na comunidade em que habita, na sociedade do qual faz parte.

Significa honra em partilhar com... (as pessoas, os animais, os rios , as plantas...) em compartilhar... (a nossa essência com o Universo em derredor !).

Aqui no Ocidente, Giri costuma se traduzir pela significado de “obrigação”, o que leva às vezes, à idéia equivocada de fardo, de um peso por uma obrigação imposta.

No Japão, entre 1616 e 1867, no reino Tokugawa, por mais de duzentos e cinquenta anos, foi instituído o Giri como fonte, como compromisso maravilhoso e saudável de partilhar o melhor de cada um com a sua comunidade, com seu país, com o mundo!

Partilhar as sementes do existir, compartilhar o nosso “Eu”, a nossa verdadeira essência com o planeta ( de uma forma mais ampla) e direta ( seja nas relações diretas com nossos pais, irmãos, parentes, vizinhos, colegas, professores...).

Na realidade trata-se de um momento muito especial de poder participar, como integrante cônscio e profícuo, de um grupo de pessoas e no local onde estamos inseridos, de modo e maneira a poder influir positivamente para o bem comum.

Cada qual doará o melhor de sí para o progresso e o desenvolvimento do todo e de todos !

O Escritor, participará, através de seus contos e estórias, ao mundo de seus universos interiores contribuindo para o engrandecimento e o enobrecimento ( pelos valores e virtudes e exemplos ofertados) de todo o conjunto, sem exceção.

Assim o médico, o dentista, o geógrafo, o piloto...todos vão contribuindo com o que há de melhor em sí e em sua profissão para o progresso e o aprendizado de todos !

Cultivemos em nossos corações esse sagrado sentimento de contribuição perene, honra e respeito .

Não nos esqueçamos de que a sala de aula é um universo maravilhoso de troca e aprendizado onde o Giri será uma ferramenta essencial de conduta, aprimoramento e gentileza!

Vamos todos com...partilhar ??

  • White YouTube Icon
  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon
(54) 99114 5508

Todos os direitos autorais estão reservados à ONG Mente Viva e seus autores.